SISTEMA


A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil por equipamentos produzidos por seres humanos para a produção de electricidade ou de calor. Em apenas um ano, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que podemos consumimos, ou seja, é uma fonte que não se esgota.
Mas, se a energia solar está disponível em quantidades tão abundantes, por qual motivo ela não é usada por todos? Por muito tempo, foi muito caro instalar um sistema de energia solar em sua residência ou estabelecimento comercial, por exemplo. No entanto, hoje em dia, elementos como o barateamento dos equipamentos, a evolução da tecnologia, a alta na conta de luz e os incentivos financeiros direcionados para fontes de energia limpas são responsáveis por tornarem o preço de um sistema de energia solar muito mais acessível.
A captação pode ser feita de duas formas: direta ou indiretamente. A forma direta acontece através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é convertida em eletricidade pela emissão de elétrons, o que gera corrente elétrica.
A obtenção de forma indireta exige a construção de usinas em áreas remotas e em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.
No Brasil, desde 2012, é possível gerar a própria energia elétrica. A regulamentação vem da  resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que permitiu ao consumidor instalar pequenos geradores em sua residência, comércio ou indústria e trocar energia com a distribuidora local. Para informações mais detalhadas, baixe o Caderno Temático sobre Micro e Minigeração Distribuída produzido pela própria ANEEL.
Normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados. Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares. Outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia. No Brasil, o nordeste é a região com maior potencial para geração de energia solar, enquanto a região da Amazônia possui o potencial mais baixo, principalmente em decorrência das umidade alta e da cobertura das árvores, que dificultam que a luz solar chegue mais perto do solo.